População pode participar de consulta pública sobre a inclusão de duas novas vacinas contra pneumonia no SUS
Publicado em
10/11/2025
O pneumococo é a principal causa de pneumonia bacteriana. Essa bactéria também é responsável pela maioria dos casos de meningite bacteriana no Brasil, doença que tem uma taxa elevada de mortalidade.
Embora qualquer pessoa possa apresentar infecções provocadas pelo pneumococo, alguns grupos são mais vulneráveis. Esse risco é maior para as crianças com idade até 5 anos e as pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes oncológicos, diabéticos ou transplantados.
Neste momento, o Ministério da Saúde está ouvindo a opinião da sociedade, através de uma consulta pública, sobre a possibilidade de incluir, na rede pública, vacinas que ampliam a proteção contra o pneumococo.
Qualquer pessoa pode se manifestar, por meio de um formulário online. No caso, são duas consultas públicas sobre a vacinação contra o pneumococo. O prazo vai até 11 de novembro.
A consulta pública que avalia a inclusão de vacinas contra o pneumococo para crianças até 5 anos de idade é a número 87/2025. Já a consulta pública que discute uma nova opção de proteção contra a bactéria para os pacientes de alto risco é a de número 85/2025.
Para acessar qualquer uma das duas basta:
Digitar “Brasil Participativo” no seu site de buscas;
acessar a plataforma;
clicar em “Consultas Públicas”;
clicar em “Consultas públicas Conitec”;
localizar a consulta pública procurada
e seguir as instruções de preenchimento
Radio 2/Ministério da Saúde



