PIX por aproximação começa a funcionar nesta sexta
Publicado em
27/02/2025
As instituições financeiras começam a disponibilizar uma nova funcionalidade do PIX a partir dessa sexta-feira: o pix por aproximação.
A nova funcionalidade da plataforma de pagamentos instantâneos vai funcionar de forma semelhante ao do uso do cartão de crédito por aproximação, o que deve agilizar os pagamentos em lojas físicas e online.
Em vez de precisar abrir o aplicativo do banco e digitar a senha para transferir o valor da compra, a transação poderá ser feita apenas aproximando o celular, desde que a conta bancária esteja cadastrada na carteira digital, como Apple Pay, a Samsung Pay e Carteira do Google.
Aliás, as carteiras digitais precisam pedir autorização ao Banco Central para intermediar esse tipo de pagamento. O Google, por exemplo, já está autorizado.
A ideia do Pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o realizado por QR Code, que o usuário precisa entrar no aplicativo do banco, acessar a área de Pix, selecionar a opção de "QR Code", ler o código e aceitar a transação.
As transações do Pix por aproximação terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente que preferir pode alterar o valor máximo por transação ou por dia.
Rádio 2