Pesquisa de doutorado em Fisioterapia busca voluntários
Publicado em
28/02/2024
O projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia (DFST), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN, está em busca de voluntários que possam contribuir com a coleta de dados sobre os efeitos da eletroestimulação transcraniana na dor e no desempenho muscular. O estudo está sendo realizado pelo aluno do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFST), Alef Barros, que busca analisar os efeitos dessa técnica na recuperação muscular após uma atividade física.
Podem participar da pesquisa pessoas com idade entre 18 e 30 anos e que realizem menos de 150 minutos de atividade física por semana. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato a partir do Instagram de Alef ou do WhatsApp, pelo telefone (84) 98165- 9559.
“Espero que essa nova técnica consiga acelerar o processo da recuperação muscular e diminuir os efeitos ‘ruins’ ou dolorosos, principalmente para indivíduos que não costumam praticar atividades físicas”, explica Alef.
Nesta pesquisa, os voluntários serão divididos em dois grupos, um deles receberá a eletroestimulação transcraniana e no outro não será aplicada a técnica. Em seguida, ambos os grupos realizarão exercícios físicos, quando será observado se os participantes irão sentir menos os efeitos dolorosos após uma atividade física.
A proposta é, com os resultados coletados na pesquisa, utilizar a nova técnica em grupos que dependem da atividade física, como por exemplo, os indivíduos acometidos por fibromialgia – doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor no corpo. A expectativa é de que a estimulação possa trazer alívio para essas pessoas.
UFRN