Organização Meteorológica Mundial confirma: 2023 é o ano mais quente da história
Publicado em
04/12/2023
Está confirmado: 2023 é o ano mais quente da história!
Falta pouco menos de um mês para o fim do ano, mas, com base nas temperaturas de janeiro a outubro, os cientistas já sabem que 2023 bateu recorde
De acordo com relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial, o planeta ficou ao menos 1,4ºC mais quente, na comparação com os níveis registrados entre 1850 e 1900, período pré-industrial.
Essa marca supera o recorde anterior, que era de 2016, quando o mundo estava cerca de 1,2ºC mais quente do que a média pré-industrial.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, os gases de efeito estufa estão em níveis recordes e as temperaturas globais também. Além disso, o nível dos oceanos aumentou e a camada de gelo marinho da Antártica nunca foi tão fina.
Todos esses fatores deixam claro que os países precisam adotar medidas urgentes para conter o aquecimento global.
Especialistas temem que, se não houver medidas eficazes e urgente, o aquecimento global atinja um nível que não possa mais ser controlável.
Na COP28, a Confederação do Clima, que está sendo realizada em Dubai, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou aos líderes reunidos em Dubai para que se comprometam a tomar medidas drásticas para conter as mudanças climáticas, eliminando gradativamente os combustíveis fósseis e triplicando a capacidade de energia renovável.
Rádio 2