OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic
Publicado em
21/06/2024
A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de falsificações de medicamentos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e utilizados também para a perda de peso, como a semaglutida. A substância é o princípio ativo do Ozempic, caneta de aplicação subcutânea para controle do apetite.
O alerta engloba três lotes falsificados do Ozempic identificados no Brasil, no Reino Unido e na Irlanda do Norte em outubro de 2023 e nos Estados Unidos em dezembro de 2023.
No território brasileiro as unidades que estavam circulando são do lote LP6F832. A validade é novembro de 2025. Esses medicamentos não foram reconhecidos pela farmacêutica que fabrica o Ozempic por isso foi comprovada a fraude.
Para se proteger de medicamentos falsificados e de seus efeitos nocivos, pacientes que utilizam esse tipo de medicação, segundo a OMS, devem tomar medidas como comprar o produto com receita médica de profissionais licenciados e evitar fontes desconhecidas ou não verificadas, como as que podem ser encontradas online, por exemplo.
É recomendado sempre verificar a embalagem e o prazo de validade dos medicamentos no momento da compra e utilizá-los conforme prescrição médica.
Agência Brasil