OMS alerta para nova variante da gripe, que se espalha rapidamente desde agosto
Publicado em
16/12/2025
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acendeu o sinal de alerta para a próxima temporada de gripe, que deve se intensificar neste fim de 2025 e o início de 2026.
O motivo é a circulação crescente de uma nova variante do vírus influenza A (H3N2), também chamada de variante K, que vem se espalhando mais rápido em vários países desde agosto.
Apesar da atenção, a OMS reforça que não se trata de um vírus novo e nem há, até agora, indícios de casos mais graves.
O receio está na velocidade que a variante avança justamente com a chegada do inverno no hemisfério Norte, quando as infecções respiratórias costumam aumentar e pressionar os sistemas de saúde.
A chamada “gripe K” é, na prática, mais um desdobramento esperado da evolução do influenza, um vírus conhecido por mudar com frequência.
A situação segue sob monitoramento global, e a vacinação contra a gripe continua sendo a principal forma de proteção
A recomendação da OMS para os governos é manter a vigilância, preparar os serviços de saúde; para as pessoas, além de garantir a vacinação, reforçar medidas de prevenção, como higiene das mãos, para evitar transmissão.
Rádio 2



