OMS alerta para baixa cobertura de vacina tríplice DTP nas Américas
Publicado em
23/07/2025
Apesar do aumento geral na vacinação infantil nas Américas em 2024, 1,4 milhão de crianças na região não receberam nenhuma dose do imunizante tríplice DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
As informações estão no relatório “ Estimativas de Cobertura Nacional de Imunização", da Organização Mundial da Saúde e o Unicef, divulgado esta semana.
Nas Américas, o número das chamadas "crianças com zero doses" dessa vacina - que tem um ciclo de 3 doses - aumentou em 186 mil em relação ao ano anterior, atingindo um total de 1 milhão quatrocentas e sessenta e cinco mil crianças.
A cobertura da terceira dose da DTP permaneceu em 86%, mas nove dos 35 países e territórios notificaram níveis abaixo de 80%, aumentando o risco de surtos. Além disso, três países registraram taxas de evasão acima de 10% entre a primeira e a terceira dose.
Em todo o mundo, são cerca de 14,3 milhões de crianças que não receberam nenhuma dose desta vacina tríplice especificamente. Até 2024, 85% das crianças em todo o mundo tinham completado a série com 3 aplicações.
A boa notícia é que a cobertura vacinal para esse público melhorou, nas Américas, em relação a outras doenças, como caxumba, sarampo, rubéola e hepatite B, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde.
Agência Brasil



