Novembro Azul busca fortalecer o acesso dos homens na Atenção Primária em Saúde
Publicado em
27/10/2021
Novembro é o mês dedicado à ampliação do cuidado referente à Saúde do Homem. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Área Técnica de Saúde do Homem/Subcoordenadoria de Atenção Primária à Saúde e Ações Programáticas (SAPS)/Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS), chama a atenção para a importância das ações de prevenção, com foco no tema definido pela Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde para a campanha do Novembro Azul deste ano: “Fortalecendo o acesso dos homens na Atenção Primária em Saúde (APS)”.
Tendo como slogan “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide de sua família e procure a unidade de saúde mais próxima”, a campanha incentiva a ampliação do acesso dos homens a cuidados em saúde. O enfoque da campanha se deve ao fato de que, segundo estudos, os homens têm menor número de consultas médicas por ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado regular nas unidades de saúde.
No Novembro Azul, a Sesap intensificará a divulgação de informações nas redes sociais, por meio da produção de vídeos elaborados por profissionais de saúde do SUS e folder digital, na perspectiva da saúde integral do homem.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
As ações da campanha do Novembro Azul estão alinhadas com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH, instituída em 2009, com o objetivo de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, buscando contribuir, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a ampliação do acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde masculina.
Neste ano, especificamente, o Novembro Azul traz o eixo do “Acesso e Acolhimento” da PNAISH como norteador das ações, tendo os seguintes objetivos: reorganizar as ações de saúde como espaços masculinos em todo o ciclo de vida, desconstruir barreiras de acesso à saúde do homem, incentivando o homem a cuidar da sua saúde, estabelecer estratégias que incluam prevenção e promoção da saúde do homem, durante todo o ciclo de vida.
Em sintonia com a PNAISH, a Área Técnica de Saúde do Homem da Sesap, em parceria com o Ministério da Saúde e regionais de saúde, vem realizando ações de apoio aos municípios acerca das especificidades da Saúde do Homem no âmbito da Atenção Primária, na qual envolve a orientação relativa à utilização do Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, sensibilização desse público para a importância do autocuidado e a procura pela unidade de saúde mais próxima.
Você sabia que os homens:
- Têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendência à obesidade que as mulheres;
- Praticam atividade física com menor regularidade;
- Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
- Geralmente têm medo de descobrir doenças;
- Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
- Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho;
- Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
- Estão envolvidos na maioria das situações de violência;
- Vivem em média 7 anos a menos que as mulheres.
Governo do RN