Nove em cada 10 dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis
Publicado em
13/11/2023
Estima-se que, em todo mundo, uma pessoa fique cega a cada 5 segundos.
No Brasil, ao menos 1,5 milhão de pessoas não enxergam nada e, considerando aquelas com baixa visão, o número passa dos 7 milhões.
9 em cada 10, dos casos de deficiência visual, no entanto, são previsíveis ou tratáveis, de acordo com relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mas falta no nosso país o hábito de cuidar da saúde ocular.
Uma das maiores causas de cegueira no Brasil e no mundo, por exemplo, é a catarata, que é tratável cirurgicamente e o paciente pode recuperar a visão em qualquer estágio, mesmo se a já tiver ficado cego.
Já a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível mas, se a doença é diagnosticada precocemente, pode ser controlada, assim como a degeneração macular relacionada à idade, que é uma doença degenerativa geralmente diagnosticada em pessoas acima de 50 anos.
Outra causa muito comum de cegueira é o diabetes. Diabéticos têm 30 vezes mais chances de ficar cego do que pessoas sem a doença, mas o acompanhamento correto da diabetes e o controle dos níveis de glicose no sangue podem evitar que as alterações oftalmológicas aconteçam.
Rádio 2