Natal realiza bloqueio vacinal e orienta para cuidados após casos de morcegos positivos para raiva
Publicado em
10/12/2025
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realiza bloqueio vacinal e orienta para os cuidados que devem ser tomados ao encontrar morcegos caídos, mortos ou agonizantes, após identificação de dois animais positivos para o vírus rábico, na região do bairro de Pitimbu.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da UVZ realizam um bloqueio vacinal, oferecendo imunização para cães e gatos da região do entorno da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Satélite e da Unidade de Saúde Satélite, percorrendo cerca de 1.762 imóveis.
Até o dia 10 de dezembro, o cronograma de visita estabelece roteiro com as equipes passando pelos imóveis da região.
Em 2025, já foram notificados 135 morcegos, com 128 morcegos coletados, sendo sete apresentando caso positivo para vírus rábico, segundo dados da Vigilância de Animais Amplificadores e Reservatórios.
Caso encontre algum morcego caído, morto ou agonizante próximo da sua residência ou em algum outro local, alguns cuidados devem ser adotados, como não tocar no animal; isolar o morcego colocando algum recipiente sobre ele (como um balde ou caixa, por exemplo) e entrar em contato com a UVZ por meio do WhatsApp ou telefone 3232-8235, ou pelo aplicativo Natal Digital, e solicitar para que a equipe faça o recolhimento do animal.
PMN



