Natal: Caern enfrenta desafios para avançar na obra de esgotamento sanitário da Av. Xavantes´
Publicado em
09/07/2024
Dentro da grande obra de esgotamento sanitário de Natal, a Caern avança no Sistema de Esgotamento Sanitário de San Vale e Pitimbu. Uma das frentes de serviço em andamento é a implantação de um Coletor Tronco de 500 milímetros na Avenida dos Xavantes, que vai transportar os esgotos das duas regiões para uma estação de bombeamento de esgotos e, finalmente, para a Estação de Tratamento de Esgotos Guarapes (ETE), também em construção.
Executar obras nesse trecho exige cuidado redobrado das equipes e segue em um ritmo lento por se tratar de escavações profundas, alcançando até sete metros de profundidade, por um trecho grande, além da qualidade do solo, formado basicamente por dunas, que deixa mais propício a deslizamentos de terra, e interferências de outros serviços urbanos existentes nestes trechos: redes de água, gás e rede elétrica de alta tensão, que requer mais atenção, para evitar incidentes.
“É um cronograma lento e com paralisações eventuais quando há interferência em outros serviços. O grande volume de chuvas que vem ocorrendo na cidade é outro fator crítico”, ressalta Fábio Siqueira, superintendente de Empreendimentos da Companhia. Há ainda os casos onde é preciso transferir as redes do local onde foram inicialmente instaladas. Estes obstáculos operacionais são inevitáveis, segundo Paula Ângela, uma das engenheiras da Caern que fiscalizam a obra e acompanham de perto os entraves.
“As chuvas atrasam as recomposições de pavimento e asfalto. Além disso, alguns trechos são muito profundos, com dificuldade de execução maior pois requerem utilização de materiais especiais, como o escoramento, exigido sempre que as escavações ultrapassam 1,25 metro de profundidade”, explica.
Todo o desvio e bloqueio de trânsito está autorizado e acompanhado pela Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU). Os moradores também recebem visitas porta a porta de agentes da Caern explicando a obra e o futuro funcionamento do serviço e tirando as dúvidas da população, dentro do programa Esgotamento Legal.
As obras já estão 65% concluídas, devendo se estender até o mês de outubro, em função de todos os fatores que vêm sendo encontrados pela empresa que executa os serviços.
Caern