“Não Usou, Descartou”: campanha quer aumentar o descarte correto de remédios no Brasil
Publicado em
09/04/2024
“Não Usou, Descartou”. Esse é o mote da campanha que quer aumentar o descarte correto de remédios no Brasil
Liderada pelos grupos 'Mulheres do Brasil' e ‘Ciência na Saúde', a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos de uso humano para a preservação do meio ambiente.
O Brasil está entre os 10 países que mais consomem medicamentos no mundo, mas o descarte por aqui nem sempre é feito de maneira apropriada.
É comum que remédios vencidos ou que não tenham sido usados até o final sejam jogados no lixo comum, no vaso sanitário ou no ralo.
Isso, no entanto, prejudicar o solo e a água, comprometendo a vida de animais e vegetais, além de afetar diretamente a qualidade de tudo aquilo que consumimos.
A forma correta de descartar um medicamento é levá-lo para farmácias ou algum outro ponto com coletor da logística reversa. No Brasil, são cerca de 4 mil locais onde isso pode ser feito.
Segundo os organizadores da campanha, todas as cidades acima de 100 mil habitantes têm farmácias equipadas com local de coleta de remédios usados. Em alguns municípios do país, existem coletores instalados em postos de saúde e hospitais.
Rádio 2