MS lança guia alimentar para a gestante
Publicado em
16/11/2021
O ministério da Saúde lançou um complemento específico sobre a alimentação durante a gravidez: o Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar da gestante, disponível online e para download.
O objetivo é fornecer subsídios aos profissionais de saúde, para que orientem as gestantes da forma mais adequada.
A Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição , Gisele Bortolini, informa que a recomendação central do guia é dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados e às preparações culinárias ao invés dos ultraprocessados, e seguir com orientações específicas para esse momento da vida, a partir de evidências científicas atualizadas.
A má alimentação está no topo do ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo, sendo o que mais contribui para a mortalidade. A melhoria nas condições alimentares da população pode prevenir uma em cada cinco mortes no mundo.
Em 2020, das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde , 51,9% apresentavam excesso de peso (que compreende o sobrepeso e a obesidade); e 76% consumiram algum alimento ultraprocessado no dia anterior da entrevista, segundo o Relatório Público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.
O guia está disponível no site saúde.gov.br
Da Rede Nacional de Rádio