Mobilização Nacional luta pela continuidade do Programa Mais Educação
Publicado em
17/03/2016
Uma mobilização nacional pela manutenção do Programa Mais Educação, vai movimentar todo ensino público do Brasil, na próxima sexta-feira (18). Em Natal, a ação vai acontecer na Escola Municipal Professora Emília Ramos, a partir das 9h30, reunindo professores, alunos e familiares das crianças e adolescentes participantes do programa instituído pelo Governo Federal. A Escola Municipal Professora Emília Ramos está localizada na Rua Dantas Barreto, S/N Cidade Nova. A mobilização também acontece em defesa da Educação Integral na rede pública de ensino.
A iniciativa se justifica mediante o anúncio da redução em torno de 60% do orçamento para o programa, prejudicando a construção de uma política pública de educação integral nas escolas brasileiras, prevista na Meta 6 do Plano Nacional de Educação – Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica.
No total das 60 mil escolas anteriormente cadastradas, a previsão é de que a edição do programa este ano, alcance apenas 26 mil unidades de ensino no país, atendendo apenas aquelas com o maior nível de carência e problemas de alfabetização.
Na rede municipal de ensino da capital, o Programa Mais Educação vinha acontecendo em 65 escolas e totalizando 9.328 alunos matriculados. No entanto, diante desse anúncio, o número de escolas da rede municipal de Natal que vai oferecer o Programa Mais Educação em 2016 vai ser reduzido significativamente. Ou seja, até agora, o programa vai acontecer em apenas 15 unidades de ensino da capital, com recursos garantidos ainda de 2015.
Fonte: Prefeitura do Natal