Ministro Fábio Faria diz que o cronograma para o 5G será mantido
Publicado em
29/07/2022
A partir desta sexta-feira (29), a frequência para uso da principal faixa de 5G será liberada nas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, pelo ministério das Comunicações, e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O governo ainda não informou a ordem de instalação do 5G nas capitais brasileiras. Mas, o ministro Fábio Faria afirmou que o cronograma de liberação de faixas e de início das operações está mantido.
Algumas cidades já usam o 5G desde o ano passado, mas a frequência mais nobre, só começou a funcionar agora. A primeira capital a ter a faixa de operação deste 5G mais veloz liberada para uso foi Brasília, no dia 6 de julho.
A implantação do serviço é feita em duas etapas. Na primeira, as frequências são liberadas. Na segunda fase as operadoras lançam comercialmente o serviço.
A principal vantagem do 5G é que ele será a internet móvel mais rápida em operação no país. No entanto, poucos aparelhos conseguem captar este sinal. Em alguns casos, será necessário atualizar o sistema operacional e, em outros, será preciso trocar até o chip do smartphone.
O grupo responsável pela implantação da rede 5G se reunirá em 10 de agosto para deliberar sobre a liberação do sinal para outras capitais.
Rádioagência Nacional