Jogos e brincadeiras podem melhorar níveis educacionais pós-pandemia

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Redação

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10/08/2022

De acordo com dados divulgados este ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), desde que a pandemia começou crianças perderam habilidades básicas da aritmética e alfabetização. 

O estudo revela que, em vários estados brasileiros, cerca de três em cada quatro crianças do segundo ano estão fora dos padrões de leitura. Este número está acima da média dos indicadores do período anterior à pandemia, quando os dados apontavam uma em cada duas crianças nesta situação.

Para os especialistas, os danos para a educação das crianças foram graves. De acordo com a psicopedagoga Micheline Orsi, a convivência social é uma parte importante do desenvolvimento e do aprendizado das crianças - e ficou comprometida desde que a pandemia começou.

A psicopedagoga recomenda que recursos lúdicos - as brincadeiras e jogos - sejam utilizados para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e outras habilidades.

A família deve reservar algum tempo para fazer atividades voltadas para a educação da criança usando recursos lúdicos. Porque a arte de brincar também faz parte da relação de ensino e aprendizagem

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