IPI é reduzido em 35% para maioria das mercadorias produzidas no país
Publicado em
26/08/2022
O IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, foi reduzido em 35% para a maioria das mercadorias fabricadas no Brasil, mas poupou as que são produzidas na Zona Franca de Manaus.
A equipe econômica espera que a mudança nas regras do IPI tenha reflexos positivos no Produto Interno Bruto do Brasil e na competitividade da indústria.
A lei federal que regula a Zona Franca de Manaus define quais produtos são considerados industrializados. São aqueles que resultam de operações de “transformação, beneficiamento, montagem e recondicionamento”.
Não é necessário que eles sejam totalmente fabricados no país, mas precisam ter passado por alguma alteração em território nacional.Serão 170 produtos afetados pela mudança, dentre eles, carregador de bateria, lâmina de barbear, caixa registradora, relógio de pulso, caneta esferográfica e máquina de lavar louça.
Algumas mercadorias que terão redução de 35% no IPI são: geladeiras, fogões e máquinas agrícolas.O decreto com a mudança foi publicado nesta quarta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União, e já está em vigor.
Radioagência Nacional