INSS orienta: não é preciso pagar terceiros para solicitar benefício
Publicado em
01/11/2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que não é necessário pagar ninguém para solicitar benefícios ou serviços da Previdência Social. Todo o atendimento é gratuito e pode ser feito diretamente pelos canais oficiais do Instituto.
Pelo Meu INSS, disponível no site meu.inss.gov.br ou no aplicativo para celular, é possível solicitar aposentadoria, pensão, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, além de consultar extratos, agendar perícias e acompanhar pedidos. São mais de 90 serviços disponíveis, sem precisar sair de casa.
Outra opção é a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das sete da manhã às dez da noite, horário de Brasília. A ligação é gratuita. A Central permite tirar dúvidas e fazer agendamentos.
Quem preferir o atendimento presencial pode procurar uma Agência da Previdência Social, geralmente com agendamento prévio pelo Meu INSS ou telefone 135. No Meu INSS também é possível consultar endereços e horários de funcionamento das unidades.
A autarquia federal reforça a orientação de não compartilhar senhas ou documentos pessoais com terceiros. A senha do Meu INSS é a mesma utilizada para acessar outros serviços públicos pela conta gov.br, por isso deve ser guardada com cuidado.
O Instituto também alerta que estabelecimentos comerciais e pessoas que oferecem facilidades não estão autorizados a representar o INSS. Solicitações feitas por intermediários podem expor dados pessoais e não alteram a ordem de análise dos pedidos, que segue critérios legais.
Em caso de dúvidas ou denúncias sobre atuação de intermediários, o contato pode ser feito pela Ouvidoria, pela Central 135 ou pelo próprio Meu INSS.
Agência Rádio Gov



