INSS inicia nova fase de ressarcimento a aposentados e pensionistas
Publicado em
27/10/2025
Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos feitos por entidades de classe recebem o ressarcimento dos valores até hoje (27). Com isso, chega a R$ 2,3 bilhões o total devolvido às vítimas da fraude envolvendo associações, sindicatos, entidades de classe e organizações de aposentados e pensionistas.
Encerrada esta fase, o acerto de contas terá nova etapa.
De acordo com o balanço mais recente, divulgado pelo instituto, esses valores, corrigidos pela inflação, correspondem aos cerca de 3 milhões e 370 pagamentos já emitidos.
Segundo o INSS, na nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam a análise vão poder aderir ao ressarcimento.
Em nota, o instituto também informou ter identificado nova irregularidade em pelo menos seis entidades, que usaram softwares para falsificar assinaturas ao responder às contestações dos aposentados e pensionistas.
A CGU e o INSS já instauraram 52 processos administrativos de Responsabilização contra associações e empresas investigadas por supostamente terem fraudado o instituto, lesado aposentados e pensionistas.
INSS



