Inmet publica alerta de chuvas para Natal e mais 24 cidades do RN
Publicado em
09/06/2026
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de chuvas intensas para Natal e outros 24 municípios do Rio Grande do Norte.
O aviso é classificado como de perigo potencial, o menor nível de severidade na escala do órgão, e permanece válido até as 23h59 de hoje (9).
De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar acumulados de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos com intensidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar da previsão, o instituto informa que o risco para ocorrências mais graves é considerado baixo. Ainda assim, há possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.
Entre as recomendações do órgão estão: evitar se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e de raios, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos da tomada em situações de instabilidade mais intensa.
As cidades incluídas no alerta estão concentradas principalmente na Região Metropolitana de Natal e no litoral Sul potiguar.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
INMET



