Índice conhecido como inflação do aluguel sobe em setembro, revelando alta no custo de vida
Publicado em
29/09/2023
O Índice Geral de Preços–Mercado, o IGP-M, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, registrou alta de 0,37% em setembro, depois de ter fechado agosto com deflação de 0,14%.
Significa que, acordo com as apurações da FGV, a média dos preços de produtos e serviços no país encareceu no sétimo mês do ano.
Mesmo com a alta de 0,37%, o índice ainda apresenta queda tanto no acumulado do ano, de 4,93%, como no acumulado de 12 meses, com índice de -5,97%.
O IGP-M é um indicador usado para reajustar contratos, incluindo os contratos de aluguel, e é por isso que conhecido como ‘inflação do aluguel’, apesar de monitorar os preços de produtos e serviços, e não da moradia.
O IGP-M é composto por 3 subíndices. O que mede os preços ao produtor, que é o de maior peso, o que monitora os preços cobrados do consumidor, com peso intermediário, e o índice que considera produtos e serviços da construção civil, que é o que pesa menos na composição final.
No resultado de setembro, a principal pressão veio do aumento dos preços dos combustíveis, que impactou os dois subíndices de maior peso.
Rádio 2