IFRN oferta pós-graduação para pessoas privadas de liberdade
Publicado em
13/12/2024
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), numa iniciativa pioneira no Brasil, lançou esta semana o edital para Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, destinado exclusivamente a pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. A ação trata a educação como pilar de direitos humanos e de reintegração social, uma ferramenta de transformação, fortalecendo o sistema prisional e oferecendo novas perspectivas para pessoas privadas de liberdade.
A notícia foi divulgada durante o Simpósio Estadual de Educação nas Prisões, evento promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), a Secretaria da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) e o IFRN.
O período de inscrições iniciou nesta sexta-feira (13) e vai até o dia 19/12/2024. A iniciativa é um marco na consolidação de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, no IFRN, professora doutora Edneide Bezerra, explicou durante o evento, detalhes do Edital 38/2024, que trata da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido.
Os interessados em participar do processo seletivo poderão acessar o edital no portal de Processos Seletivos do IFRN. Para se inscrever, é necessário apresentar o Histórico de Graduação, incluindo o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), o diploma de graduação (frente e verso) e a Carta de Motivação justificando o interesse no curso.
O lançamento do Edital 38/2024 representa mais um avanço significativo, ampliando as possibilidades de acesso à educação superior e reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a ressocialização e a cidadania.
SIMPÓSIO
O simpósio destacou diversas ações educacionais implementadas em unidades prisionais do estado, reforçando a parceria entre a SEAP e instituições como o IFRN e a SEEC. Foram apresentados relatos de experiências que apresentaram práticas inovadoras, como laboratórios de astronomia e projetos de remição de pena pelo estudo.
O evento reforçou a educação prisional como direito humano essencial e destacou iniciativas transformadoras para a reintegração social de pessoas privadas de liberdade.
A SEAP é um dos pilares na implementação de projetos educacionais em unidades prisionais do Estado. Atualmente, em parceria com o IFRN, 30 pessoas privadas de liberdade estão matriculadas em cursos de graduação na modalidade a distância, como Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão Pública.
Governo do RN