IBGE é autorizado a contratar mais de 39 mil pessoas para censos em 2025

Publicado por

Redação

Publicado em

22/12/2025

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Governo Federal a contratar, por tempo determinado, 39.108 profissionais para atuação na coleta e produção de dados do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.

A autorização consta na Portaria Conjunta MGI/MPO nº 90, publicada no Diário Oficial da União do último dia 17. A medida é assinada pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.

De acordo com a portaria, a função com o maior número de contratações será a de recenseador, responsável pela coleta de dados em campo. Ao todo, estão previstas 27.330 vagas para o cargo.

Em seguida, aparecem as funções de Agente Censitário Supervisor, com 4.143 vagas, voltadas à supervisão das equipes de coleta.

Completando o total de contratações, também estão previstas vagas para as funções de:

Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas

Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas

Agente Censitário Regional: 1.286 vagas

Agente Censitário de Qualidade: 1.165 vagas

Analista Censitário: 1.020 vagas

Agente Operacional Regional: 1.286 vagas

Segundo o texto da portaria, a contratação dos profissionais dependerá de prévia aprovação em processo seletivo público. O IBGE terá o prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições.

As remunerações e demais critérios do processo seletivo ainda serão definidos pelo próprio instituto e divulgados no edital.

IBGE

 

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais