Natal (RN) – De uma antiga casa de veraneio, inicialmente com 18 leitos, para o hoje Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), são 115 anos de assistência à saúde para a população potiguar. É um dos mais antigos hospitais universitários do Brasil, e como campo de prática, tem contribuído para a formação de muitos profissionais de saúde.
Sua inauguração ocorreu em 9 de setembro de 1909, sob a denominação de “Hospital de Caridade Juvino Barreto”, em homenagem à personalidade que contribuiu financeiramente para a sua existência. O hospital, funcionava em uma casa de veraneio, junto à praia. Era dirigido pelo médico Januário Cicco, que sozinho, além da administração da unidade, também prestava assistência aos doentes.
Desde 2013, o Huol é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e vem sendo reconhecido pela sociedade como um hospital de excelência em atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), por possuir colaboradores altamente qualificados e infraestrutura de ponta. Também está se consolidando, cada vez mais, como uma instituição de referência para os norte-rio-grandenses, seja no ensino, na pesquisa, na assistência e na gestão.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a importância dessa centenária instituição de saúde. Para ele, ser referência em assistência, pelo SUS, e na formação de qualidade de profissionais são alguns dos notórios predicativos do Huol. “O aniversário de 115 anos é motivo de grande honra para a UFRN. A celebração dessa data significa, também, uma grande conquista para a sociedade, que recebe um atendimento público de excelência no Onofre Lopes”, disse.
Ao longo do tempo, o hospital teve outras denominações. Em 1935, passou a ser chamado de Hospital Miguel Couto, em homenagem ao influente médico e pesquisador na área da saúde pública. Em 1960, com a federalização da então Universidade do Rio Grande do Norte e a incorporação da Faculdade de Medicina, recebe a denominação de Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, assumindo personalidade de hospital-escola e agregando o tripé ensino, pesquisa e extensão.
Em 1984, recebeu o nome atual de Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em homenagem ao fundador e primeiro reitor da UFRN, e, em 29 de agosto de 2013, após contrato firmado entre a UFRN e a Ebserh, passa a ser administrado por essa empresa pública.