Hora em que você janta pode contribuir (ou não!) para o emagrecimento
Publicado em
18/01/2024
Quem luta contra a balança, em busca de perder peso, está sempre atrás de uma forma que facilite o processo – mesmo médicos e especialistas sendo categóricos em dizer que não há mágica para que isso aconteça.
Controlar a alimentação e manter uma rotina de atividades físicas é fundamental e, com acompanhamento médico.
Além disso, de acordo com uma pesquisa recém-divulgada pela Universidade de Harvard, ter horário para jantar também pode ser uma prática que favorece a perda de peso.
Pesquisadores da universidade norte americana orientam realizar a última refeição por volta das sete da noite.
Na verdade, o ideal mesmo, segundo eles, é que você se alimente pela última vez no dia seis horas e meia antes de dormir.
Para chegar à conclusão, eles acompanharam o que aconteceu com o metabolismo de 16 pessoas com sobrepeso ou obesidade que testaram dois horários de janta diferentes. A dieta foi idêntica para todos.
Por seis dias, os participantes tomavam café da manhã, almoçavam e jantavam, mas terminavam a última refeição seis horas e meia antes de dormir.
Depois, por mais seis dias, atrasaram as refeições por quatro horas e a janta era realizada apenas duas horas e meia antes de dormir.
As análises de marcadores como hormônios reguladores de apetite, temperatura corporal e gasto calórico, por exemplo, mostraram que, quando jantaram mais tarde, o corpo queimou menos caloria e armazenou mais gordura.
A explicação, segundo os cientistas, é que o corpo humano queima mais calorias durante o dia. Ou seja, quando a pessoa se alimenta mais tarde, interrompe esse processo natural e afeta o metabolismo.
Rádio 2