Guardar os alimentos de maneira correta na geladeira ajuda a evitar desperdícios
Publicado em
18/09/2024
A insegurança alimentar no Brasil é uma realidade que atinge, em maior ou menor grau, mais de 60 milhões de brasileiros. São pessoas sem acesso regular e permanente a alimentos em quantidade ou qualidade suficientes para a sobrevivência.
Entre elas, cerca de 8,7 milhões convivem com a fome: comem agora, mas não sabem como e quando irão comer novamente.
Ao mesmo tempo, de forma contraditória, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos.
Todos os anos, 55 milhões de toneladas de comida são jogadas no lixo, contando as perdas que acontecem desde o campo até o prato do brasileiro – um volume que preencheria 2 milhões de caminhões pesados.
Combater o desperdício de alimentos envolve esforço conjunto dos mais diversos elos da cadeia produtiva, do varejo e também do consumidor.
Alguns cuidados adotados na nossa casa ajudam a diminuir a quantidade de alimentos que vai para o lixo.
Vale lembrar que um dos maiores vilões do desperdício de alimentos em casa é a falta de planejamento. Por isso, antes de ir ao supermercado ou à feira, é importante anotar os itens que estão faltando para não comprar além do necessário.
No guia Lugar de Comida é no Prato, elaborado pelo Instituto Pacto Contra Fome, tem outras dicas práticas que podem ajudar bastante a combater o desperdício que acontece nas nossas casas. O guia está disponível gratuitamente no site pactocontrafome.org.
Rádio 2