Governo e Microsoft ampliam parceria da Escola do Trabalhador 4.0 até 2030
Publicado em
04/11/2025
O Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft ampliaram até 2030 a parceria da Escola do Trabalhador 4.0, plataforma gratuita de cursos de capacitação digital. Com o novo acordo, a oferta passa de 5,5 milhões para 10 milhões de vagas.
A parceria também prevê a possibilidade de integrar tecnologias de inteligência artificial ao EmpregAI, sistema que cruza o perfil profissional dos trabalhadores com vagas disponíveis na rede do Sistema Nacional de Emprego. A intenção do governo é tornar o pareamento mais preciso, além de garantir transparência e proteção de dados.
Está em estudo ainda a oferta dos cursos para pessoas em unidades prisionais, permitindo remição de pena por meio de educação profissional, conforme a Lei de Execução Penal.
A plataforma da Escola do Trabalhador 4.0 integra o Caminho Digital, no âmbito do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. Ela oferece mais de 190 cursos em áreas como letramento digital, inteligência artificial, programação, produtividade e áreas profissionais. Não há exigência de escolaridade mínima e o aluno pode estudar no próprio ritmo, com certificado gratuito ao final.
O objetivo, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, é ampliar o acesso à qualificação digital e apoiar trabalhadores na adaptação às mudanças do mercado de trabalho.
Agência Rádio Gov



