Fiocruz aponta para aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave em todo o Brasil
Publicado em
22/04/2024
As hospitalizações devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão em ascensão no Brasil, conforme indicado pelo último boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nas últimas quatro semanas, houve um aumento de 54% nas internações atribuídas ao vírus sincicial respiratório (VSR), enquanto o vírus da influenza A contribuiu para um aumento de 20,8%.
Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz, enfatiza a importância da vacinação, tanto contra a gripe quanto contra a Covid-19, especialmente para os grupos de risco, visando reduzir o risco de complicações respiratórias graves que podem levar à hospitalização e a morte. Além disso, ele ressalta a necessidade do uso de máscaras em ambientes de saúde.
Os dados revelam que 20 estados e o Distrito Federal apresentam sinais de aumento nas internações. Desde o início do ano, foram notificados 33.998 casos de SRAG, dos quais 15.098 (44,4%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, incluindo influenza A (14,2%), influenza B (0,3%), VSR (29,2%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (43,5%).
Com informações do SBT News