Exportações são retomadas com saída da Ucrânia do primeiro navio carregado com grãos desde início da guerra
Publicado em
02/08/2022
Navio carregado com grãos zarpou do porto de Odessa, na Ucrânia, com destino ao Líbano, após passagem pela Turquia. É o primeiro carregamento a sair do país desde a invasão pela Rússia com o início da guerra, no fim de fevereiro.
O acordo de exportação foi intermediado pela Turquia e pelas Nações Unidas, segundo agências internacionais. A embarcação, com bandeira africana de Serra Leoa, leva 26 mil toneladas de milho, após permanecer parada no porto desde 18 de fevereiro. Fará uma parada técnica nesta terça-feira, em Bósforo, nas proximidades de Istambul, onde será fiscalizado, conforme normas previstas no acordo.
Para o chanceler ucraniano Dmitro Kuleba, a retomada das exportações representa um dia de alívio para o mundo, especialmente do Oriente Médio, África e Ásia. O porta-voz da Rússia, Dmitri Peskov, considerou a saída do navio positiva e disse esperar que seja uma experiência para testar a eficácia do acordo.
Já o secretário-geral da ONU, António Guterrez, afirmou, em comunicado, esperar que muitos outros navios se movam dos portos e isso traga estabilidade e alívio para a segurança alimentar global.
Rádio 2