Erosão costeira faz Morro do Careca perder 2,3 m de altura em 17 anos
Publicado em
04/10/2023
O Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal, apresentou uma redução de 2,3 metros em sua altura num intervalo de 17 anos em razão da intensificação na erosão costeira que atinge o litoral brasileiro, registra matéria da Tribuna do Norte.
Segundo um artigo científico produzido por professores e pesquisadores da UFRN, a diminuição exata foi de 2,37 metros na altura. A “careca” em si do Morro do Careca também reduziu de tamanho em 2,5m, isto é, a vegetação avançou e a área de duna diminuiu. Os números mostram a descaracterização que o espaço vem sofrendo nas últimas décadas.
Na pesquisa, ficou constatado que a altura do Morro do Careca atualmente é de 63,63 metros. Esse número, em 2006, era de 66 metros.
Segundo pesquisadores, a redução no Morro se deve a uma convergência de fatores, entre elas o avanço do mar e a redução da faixa de areia em Ponta Negra, o que faz com que a energia das ondas alcance a base do Morro, aliada a falta de sedimentos que abastecem a duna, que vêm da força dos ventos da praia que fica por trás do Morro, a praia da Barreira do Inferno.
Tribuna do Norte