EMUFRN oferece cursos voltados para pessoas com deficiência e NEE
Publicado em
27/03/2025
A Escola de Música (EMUFRN), por meio do Setor de Musicografia Braille e Apoio à Inclusão (Sembrain), está com inscrições abertas para os cursos do Programa Esperança Viva, voltados para a musicalização de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais específicas (NEE). O programa oferece aulas destinadas a pessoas com deficiência visual, transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down e surdez.
A iniciativa, apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN), reafirma o compromisso da Universidade com a acessibilidade e a inclusão no ensino musical. O projeto busca ampliar oportunidades para pessoas com deficiência, promovendo um espaço adaptado e estimulante para o aprendizado e a expressão artística. As aulas combinam teoria e prática, adaptadas às necessidades de cada público.
Estão abertas as inscrições para diversas atividades e cursos inclusivos. O Grupo Musical é destinado a pessoas com deficiência que tenham experiência em tocar flauta doce. O Coral Vivendo o Canto recebe participantes com deficiência visual; e há também a musicalização, com aulas de flauta doce.
O Grupo Som Azul oferece musicalização para pessoas com TEA, enquanto o Grupo Musicalização UP é voltado para pessoas com síndrome de Down. Além disso, está disponível um curso de Libras para pessoas a partir de 12 anos.
As inscrições ocorrem até esta quinta-feira, 27 de março. As aulas serão presenciais na EMUFRN, localizada no Campus Central da UFRN, com início previsto para o dia 31 de março. Os interessados podem conferir o edital completo disponível no perfil oficial do Sembrain.
Para mais informações, estão disponíveis os canais de atendimento via e-mail, e WhatsApp, no número (84) 99193-6433.
Fonte: Agecom/UFRN.