Em ligação, atendente pediu para instalar um app no celular para verificar sua conta? Cuidado, é golpe!
Publicado em
08/09/2022
Milhares de brasileiros já caíram em um novo golpe bancário.
Os criminosos ligam para vítima se passando por um funcionário do banco e informam que a conta dela foi clonada ou invadida.
Para resolver o problema, eles pedem que o usuário instale um novo aplicativo no celular. Pronto, o golpe da Mão Fantasma foi dado.
A partir da instalação do app, os criminosos conseguem acesso a todos os dados que estão no celular.
Remotamente, os golpistas fazem uma pesquisa no aparelho em busca de senhas armazenadas em aplicativos e sites.
Também pesquisam o bloco de notas, e-mails e mensagens de whatsApp, já que muitos usuários arquivam as senhas dessa forma.
Depois de conseguir os dados, eles entram nos apps dos bancos e fazem transferências, pagamentos e até empréstimos.
Em nota, a Febraban informa que os aplicativos de banco contam com a máxima segurança em todo o desenvolvimento e que não há registro de violações de segurança em nenhum deles.
Alerta também que os bancos nunca ligam pedindo que o cliente instale aplicativos ou que forneça senhas ou números de cartões.
Em caso de receber esse tipo de ligação, o melhor a fazer é entrar em contato com o banco através dos canais oficiais para saber se algo realmente aconteceu com a conta.
Rádio 2