Dia Internacional do Lixo Eletrônico: destino correto de equipamentos ajuda a cuidar da água que bebemos
Publicado em
11/10/2024
A estimativa é que o Rio Grande do Norte gere 35 mil toneladas por ano de material eletroeletrônico. A campanha RN + Limpo existe para garantir que os potiguares possam destinar equipamentos que vão deixar de poluir o meio ambiente. O Dia Internacional do Lixo Eletrônico, o 14 de outubro, foi criado na Europa para lembrar a importância do descarte correto destes materiais que tem crescido mais do que outros tipos de recicláveis.
Elementos contaminantes estão presentes em eletroeletrônicos e por este motivo devem ter destinação correta por respeito ao meio ambiente. Colaborar com a reciclagem é também cuidar das águas subterrâneas, lagos, rios e ecossistemas marinhos.
O movimento International E-Waste Day (#ewasteday) foi iniciado pelo WEEE Fórum e seus membros. No ano passado, um total de 195 empresas de 55 países participaram com ações no 14 de outubro. O slogan da edição de 2024 é “Junte-se à caça ao lixo eletrônico – recupere, recicle e revitalize!” O estande da Caern na Festa do Boi em Parnamirim, que ocorre de 11 a 19 de outubro terá coletor do RN + Limpo. Quem colaborar com eletroeletrônicos receberá brinde. O estande da Caern possui bebedouro e para continuar com a pegada sustentável é importante levar recipiente como garrafinha para armazenar a água.
Além de 25 pontos fixos em Natal, Mossoró, Parnamirim e São José do Mipibu, o RN + Limpo possui coletores itinerantes que circulam pelo Estado. “É muito importante que toda a população esteja mobilizada permanentemente com esta causa nobre de destinar corretamente os eletroeletrônicos”, ressalta a socióloga Marília Lima.
A campanha RN + Limpo vem mobilizando parceiros ao longo dos anos. Realizada inicialmente por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a Caern, a Natal Reciclagem e a Circulare, a ação conta agora com a adesão de várias instituições. Ação ambiental que foi lançada em junho de 2021, já arrecadou mais de 100 toneladas de resíduos eletroeletrônicos e tem a meta de chegar a 150 toneladas em 2024.
Os Comitês Municipais de Educação Ambiental (CMEAS) têm feito mobilização nas cidades de Acari, Florânia, Lagoa Nova, São José do Seridó, Cerro Corá, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Equador, Lajes, Pedro Avelino, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, São Tomé, Ruy Barbosa, Riachuelo, Parnamirim e Mossoró. Para mais informações sobre o RN + Limpo, acesse o site rnmaislimpo.com.br
PONTOS FIXOS DE COLETA NO RIO GRANDE DO NORTE
NATAL
Caern - Administração Central no Tirol
Sebrae
Secretaria de Estado da Educação RN
Parque das Dunas
Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte
Metrópole Digital - IMD/UFRN
UERN em Natal
Centro de Convivência UFRN (itinerante)
Escola Estadual Santos Dumont
Sede do Idema
Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes
Governadoria do RN em Lagoa Nova
MOSSORÓ
Caern no bairro Bom Jardim
Escola de Artes de Mossoró
OAB - Ordem Advogados Brasil Subseccional de Mossoró
UFERSA Mossoró
UERN Mossoró
Partage Mossoró
Universidade Católica
Parque Ecológico Professor Maurício de Oliveira
PARNAMIRIM
Escola Estadual Santos Dumont – Parnamirim
Escola Municipal João Gomes da Costa Neto
Nordestão - Parnamirim
Condomínio Alphaville Natal em Pium
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Fórum Municipal Desembargador Túlio Bezerra de Melo
O QUE PODE IR PARA NO COLETOR DO RN + LIMPO
Celulares, tablets, carregadores, notebook, computadores, nobreak, estabilizadores, monitores, impressoras, modems, roteadores, pendrives, teclado e mouse, placas de circuito, tvs (exceto de tubo), controle remoto, vídeo cassete, cd rom, rádio, caixa de som, gravadores, cabos, microfones, câmeras fotográficas, filmadoras, decodificadores, autofalantes, antenas e receptores; eletrodomésticos e eletroportáteis de pequeno porte: microondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, geradores, conectores, cabos elétricos, lanternas, trituradores.
O QUE NÃO PODE IR NO COLETOR DO RN + LIMPO: Pilhas, lâmpadas, tonners, sucata de tv de tubo