Defesa civil divulga previsão climática para setembro e outubro
Publicado em
29/08/2022
Os meses de setembro e outubro devem ter chuvas acima da média histórica em partes das regiões Norte e Nordeste. Já outras localidades, como Roraima, Mato Grosso, Goiás, triângulo mineiro, Rio de Janeiro e oeste de Santa Catarina devem ter precipitações abaixo da média. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nas demais áreas do país, a previsão fica dentro da média esperada para os dois meses, com chuvas escassas na faixa central do Brasil e chuvas mais abundantes nos extremos norte, leste e sul.
Setembro e outubro também serão marcados pela atuação de frentes frias, o que pode provocar quedas de temperaturas em boa parte do Brasil.
Outro ponto de atenção, segundo a Defesa Civil Nacional, é a temperatura, que deve ficar acima da média em locais como o oeste do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará e centro-leste da Paraíba.
A previsão climática reforça a importância de as defesas civis estaduais e municipais se prepararem previamente para lidar com situações de desastres.
Rede Nacional de Rádio