Mundo/Internacional
Comandante russo reconhece situação “tensa” na Ucrânia
Publicado em
19/10/2022
O comandante das forças armadas russas, Sergey Surovikin, classificou a situação na Ucrânia como “tensa”. A fala é uma rara demonstração de preocupação em relação ao avanço das tropas ucranianas em regiões tomadas pela Rússia.
No entanto, Sergey não admitiu a perda de território em entrevista ao canal de notícias estatal Rossiya 24, na noite desta terça (18). Ele falou que a estratégia não é avançar, mas proteger seus soldados e civis.
Segundo a agência de notícias Reuters, em Kherson, no sul da Ucrânia, as forças russas recuaram de 20 a 30 quilômetros nas últimas semanas. Aproximam-se da margem ocidental do rio Dnipro.
A Rússia intensificou as ofensivas na Ucrânia em retaliação à explosão de um caminhão na ponte que liga a Rússia à Crimeia, no dia 8 de outubro. Kiev não confirmou ser responsável pelo incidente.
Desde então, a Ucrânia acusa a Rússia de usar “drones kamikaze” (Shahed-136) fabricados no Irã. Os equipamentos voadores não tripulados foram apelidados assim porque se autodestroem durante o ataque.
Portal 360