Com aumento dos casos de arboviroses, Natal intensifica uso do fumacê em bairros

Publicado por

Redação

Publicado em

05/05/2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do Centro de Controle de Zoonoses, vem intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município. Além de ampliar as ações educativas e visitas domiciliares, a pulverização através do carro fumacê vem sendo aplicada em algumas áreas da cidade, como na Zona Oeste, atualmente.

Essa modalidade é indicada para localidades onde exista índice de infestação significativo do Aedes aegypti e transmissão da dengue com casos notificados.

Na última segunda-feira (02) o CCZ iniciou um novo ciclo de pulverização em quarteirões-chave dos bairros de Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Nazaré e Bom Pastor.

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) esclarece que existem critérios técnicos para a solicitação e aplicação do fumacê, sendo essa uma estratégia intensa de combate aos mosquitos adultos de uma região.

Segundo a pasta, serão quatro ciclos de aplicação, sempre no início da manhã ou fim da tarde, que é o período de atividade do mosquito. É necessário manter também as ações de combate e controle para que o fumacê tenha eficácia, tais como: descartar lixo de maneira correta, manter garrafas e potes voltados para baixo, cobrir a caixa d’água, colocar pratos com terra sob o vaso das plantas e eliminação de focos do mosquito.

SMS/Natal

Endereço

Rua Poeta Mário Lago, N° 60,
San Vale - Natal/RN

Contato

  (84) 98826-2255

  (84) 3653-3315

  •   (84) 3653-3780
  • contato@nordesteevangelica.com.br

    Redes Sociais