Chuva de meteoros poderá ser vista no céu nesta semana
Publicado em
21/10/2025
Uma chuva de meteoros Orionídeas (Orionids) atingirá seu pico de atividade entre as noites de hoje e amanhã, 21 e 22 de outubro, com excelente visibilidade em todo o território brasileiro, segundo o Observatório Nacional (ON/MCTI).
O melhor horário para observação será da meia-noite até o amanhecer, com condições ideais graças à Lua Nova, que estará apenas 2% iluminada.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, , as Orionídeas são conhecidas por apresentarem meteoros rápidos, brilhantes e com longas trilhas luminosas, que podem atingir velocidades de até 66 quilômetros por segundo.
Durante o pico, os observadores poderão ver entre 15 e 20 meteoros por hora, desde que o céu esteja limpo e o local de observação seja afastado da poluição luminosa das cidades.
O fenômeno ocorre todos os anos entre 2 de outubro e 12 de novembro, período em que a Terra cruza a trilha de poeira deixada pelo cometa Halley.
Para acompanhar o fenômeno, não é necessário telescópio nem binóculo. O ideal é escolher um local escuro e aberto, afastado das luzes urbanas. Segundo o Observatório Nacional, recomenda-se aguardar cerca de 20 minutos no escuro para que os olhos se adaptem à luminosidade ambiente e os meteoros se tornem mais visíveis.
Tribuna do Norte/ Observatório Nacional



