Cerca de 11% dos contribuintes obrigados a declarar IR em 2025 já acertaram as contas com o Leão
Publicado em
01/04/2025
Mais de 5 milhões de contribuintes brasileiros já entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025.
De acordo com números divulgados pela Receita Federal, até o fim da tarde da última segunda-feira, dia 31 de março, pouco mais de 5 milhões, 370 mil declarações já tinham sido enviadas ao órgão.
Esse total representa cerca de 11,5%, em números arredondados, do total de 46 milhões e 200 mil de declarações que o Fisco espera receber até o dia 30 de maio, quando termina o prazo de entrega.
Lembrando que a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a 33 mil, 888 reais no ano passado.
Algumas outras circunstâncias também obrigam a declaração e o contribuinte pode consultar detalhes no site gov.br/receitafederal
O programa gerador da declaração está disponível no mesmo endereço e deve ser baixado por quem for enviar a declaração pelo computador.
O contribuinte que preferir pode optar por enviar a declaração por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones e, nesse caso, deve acessar a loja oficial de aplicativos e baixar o app "Meu Imposto de Renda".
A multa para quem não entrega o documento no prazo é de, no mínimo, 165 reais e 74 centavos, mas pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.
Importante destacar que a Receita leva em consideração alguns fatores para fazer a restituição, entre eles a data da entrega do documento. Ou seja, quem envia os dados antes para o Fisco, recebe antes, caso o órgão não verifique nenhuma pendência.
Pessoas com mais de 60 anos e contribuintes com doenças graves ou deficiência física também têm prioridade para receber a restituição. Assim como aqueles que optam por entregar a declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix
Rádio 2