Centro de Assistência Toxicológica do RN comemora 40 anos
Publicado em
12/12/2024
Para marcar os 40 anos de funcionamento do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Rio Grande do Norte (CIATox-RN), antigo CEATOX-RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza uma solenidade na próxima sexta-feira (13), a partir das 8h, na Escola de Saúde Pública do RN.
O evento celebra a trajetória do Centro que é referência estadual em toxicologia, sendo o único serviço especializado no estado. A solenidade também marcará a publicação da portaria que regulamenta o funcionamento do CIATox-RN e oficializa sua mudança de nomenclatura (de CEATOX-RN para CIATox-RN), conforme orientação do Ministério da Saúde.
O serviço atende a profissionais da área de saúde, instituições e a população em geral por meio de informações e assistência toxicológica. O objetivo é prevenir e reduzir a morbimortalidade causada por intoxicações e envenenamentos.
Além de atender emergências relacionadas a intoxicações, o CIATox-RN desempenha um papel crucial na promoção de ações educativas e preventivas, conscientizando a população sobre o uso seguro de produtos químicos, medicamentos e outras substâncias potencialmente tóxicas.
O Centro opera em regime de plantão 24 horas. Durante o contato, os plantonistas prestam orientações técnicas sobre o manejo de casos de intoxicação, baseando-se em protocolos nacionais e internacionais e nas informações fornecidas sobre o agente tóxico envolvido, a saber: produtos químicos, medicamentos ou animais peçonhentos. Atualmente o serviço conta com dois números de contato telefônico: 0800 – 281 – 7005 / (84) 98883-9155.
Números
Nos últimos anos, o número de casos atendidos pelo serviço apresentou um notável crescimento, ampliando significativamente seu alcance e eficiência. Em 2014, o Centro registrou 265 atendimentos. Em 2024, esse número chegou a 1.817 atendimentos até o mês de novembro, um aumento de quase 600%.
Os casos atendidos com maior frequência são: acidentes com produtos de limpeza, agrotóxicos e medicamentos; venenos para insetos e ratos (praguicidas em geral); acidentes com animais peçonhentos (escorpião, aranha, lacraia, cobra e etc); e acidentes com plantas tóxicas.
História
Fundado em 1º de janeiro de 1984, o Centro de Informação Toxicológica (CIT) iniciou suas atividades em Natal, no então Hospital de Doenças Infecciosas Evandro Chagas. Foi o segundo serviço desse tipo implantado na região Nordeste, logo após o centro da Bahia. À época, o Secretário Estadual de Saúde era o Dr. Leônidas Ferreira, enquanto a direção do hospital estava sob a responsabilidade da Dra. Giselda Trigueiro.
A escolha pela vinculação do Centro ao hospital foi estratégica, considerando a expertise da unidade no atendimento a acidentes com animais peçonhentos. Essa conexão fortaleceu a capacidade do CIT de prestar assistência qualificada em casos de intoxicações e envenenamentos. Em 1996, o hospital foi renomeado para Hospital Giselda Trigueiro, em homenagem à sua antiga diretora, consolidando-se como referência estadual no tratamento de doenças infecciosas.
Em outubro de 2013 o agora denominado CEATOX RN teve sua sede transferida para o 2º Andar do prédio da Secretaria Estadual de Saúde situado à Avenida Deodoro da Fonseca. A mudança atendeu a necessidades relativas à lotação de pessoal bem como a garantia de acomodações necessárias a um serviço de plantão 24 horas. Atualmente o serviço funciona no 6º andar do prédio Anexo da Sesap, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 550, Tirol.
Serviço
Evento: Solenidade de 40 anos do CIATox-RN
Data: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP-RN)
Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1850 - Tirol, Natal - RN
SESAP