CCS promove campanha De Olho nos Olhinhos
Publicado em
13/09/2023
A Liga Acadêmica de Oftalmologia (Laof) e a Liga Acadêmica de Pediatria (Laped), vinculadas ao Departamento de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), promovem a campanha De Olho nos Olhinhos. A ação vai ser realizada no próximo sábado, 16, a partir das 10h, no Shopping Midway, e visa informar sobre os sinais e os sintomas do retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos de idade.
A ação conta com o apoio da Casa Durval Paiva, da Liga contra o Câncer e da Sociedade de Pediatria do RN (Sopern). A atividade faz parte da campanha nacional De Olho nos Olhinhos, lançada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbim, em 2022. A filha do casal, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses. Prestes a completar três anos, ela segue em tratamento.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 200 a 250 casos novos por ano são identificados no Brasil. Quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento é realizado em centros de referência, a chance de cura é de 90%.
O principal sintoma do retinoblastoma é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como sinal do olho de gato. Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão, conjuntivite, inflamações e dor ocular.
Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram do Laped. A campanha De olho nos Olhinhos também mantém um site, no qual podem ser visualizadas a cartilha para a família e a cartilha para os médicos.
UFRN