Caminhar 7.500 passos por dia ajuda a controlar os sintomas da asma
Publicado em
16/08/2024
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Londrina (UEL), no Paraná, constatou que caminhar ajuda a controlar os sintomas da asma.
Segundo a pesquisa, caminhar pelo menos 7.500 passos por dia, cerca de 30 minutos ou aproximadamente 4 km, pode ajudar no controle da asma moderada ou severa em adultos, além do tratamento medicamentoso.
Os resultados são tão impactantes que a Academia Americana de Asma, Alergia e Imunologia considera que esse estudo pode modificar a prática clínica.
Isso significa que profissionais de saúde podem recomendar aos pacientes com asma que caminhem mais para controlar os sintomas, sabendo exatamente a quantidade de passos necessária para colher benefícios”, afirma o fisioterapeuta Celso Carvalho, professor da Faculdade de Medicina da USP e orientador da pesquisa.
Os guias internacionais já recomendam a caminhada para a saúde, mas este estudo brasileiro destaca a importância de quantificar a atividade física especificamente para o controle da asma. “É importante lembrar que essa é uma medida adjuvante ao tratamento medicamentoso, que não deve ser abandonado ou substituído”, ressalta Carvalho.
Os pesquisadores monitoraram 426 indivíduos com asma moderada ou grave, acompanhados em ambulatórios da USP. Os participantes, que não faziam exercícios físicos regulares, usaram um acelerômetro e responderam a um questionário sobre sintomas de asma.
A análise revelou que a quantidade mínima de passos estava associada a uma redução dos sintomas.
Agência Einstein