Caern inicia série de matérias jornalísticas semanais com o tema “Água: consciência é fazer o certo
Publicado em
12/12/2023
Objetivo é disseminar informações de respeito ao meio ambiente e uso correto da água
Com a proximidade do início do verão 2023, a Caern passa a publicar uma série de matérias com dicas para utilização com consciência da água e respeito ao meio ambiente.
No momento em que vivenciamos elevação das temperaturas em todo o Brasil, assim como o aumento de consumo de água, é necessária a participação de todos em um movimento de consciência em torno de um bem tão precioso. Na série de matérias: “Água: consciência é fazer o certo”, estratégias sustentáveis e dicas trazem soluções para preservar esse recurso essencial. A primeira matéria trata de reúso de água.
Atitudes simples como reúso de água fazem grande diferença para o meio ambiente e para o bolso
As rosas do deserto, assim como todas as plantas e gramado, da casa do professor João Liberalino, em Mossoró, são regadas com água de reúso. Consciente da importância da água, ele já construiu sua casa com um sistema próprio de reaproveitamento.
A chamada água cinza é a que desce pelo ralo de pias, lavanderias, chuveiros e máquinas de lavar. E a residência possui um sistema próprio para tratar a água e permitir a reutilização para regar as plantas.
Professor aposentado do curso de Agronomia, ele ministrou a disciplina agroecologia na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA e lembra que o sistema é muito útil no dia-a-dia. “Passei a vida pregando isso aqui nas minhas aulas, então nada mais justo que eu tenha um sistema assim”, ressalta.
Ele estima que um sistema similar possa custar em torno de R$ 3 mil. Mas lembra que não é gasto, é investimento, pois respeita o meio ambiente, assim como ajuda a economizar. “O melhor é a consciência de estar fazendo a nossa parte na preservação desse recurso”, reforça.
São cerca de três mil litros coletados, num período entre três a quatro dias, que ele consegue utilizar para regar o jardim e o quintal. O professor gosta de fazer experimentos como cruzamentos de espécies, utilizando o todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos na universidade. Ele também tem o gotejamento de água, feito a partir de garrafas de iogurte de 900 ml reaproveitadas, um sistema bastante útil para jarros.
Além do sistema de reaproveitamento de água, ele mantém no quintal de casa, uma composteira feita com material reciclável. Toda a folhagem que cai das plantas ele utiliza para fazer adubo. Temporariamente o sistema está parado, enquanto ocorre a reforma de sua casa, mas ele retomará o trabalho assim que o serviço for concluído.
Para quem não pode investir em um sistema de reúso, existem dicas simples que podem ser utilizadas para limpeza da casa. Confira abaixo:
Na máquina de lavar: ao invés de ligar para o sistema de esgoto, encaixe a mangueira da máquina para um recipiente grande com armazenamento seguro e tenha água para limpeza da casa
Cozimento de alimentos: a água do cozimento dos alimentos é rica em nutrientes e é ótima para regar plantas
Ar-condicionado: É possível juntar a água do ar-condicionado com um balde para reutilizar na limpeza diária
Desinfecção: A pandemia trouxe um importante hábito, o de desinfectar frutas e verduras, reaproveite a água da desinfecção para outros usos durante a limpeza diária da casa.
Chuvas: Na época de chuvas, quem pode, dá ótima contribuição ao meio ambiente reaproveitando, com os cuidados necessários, a água pluvial para limpeza de casa
CAERN