Brasileiros já doaram mais de 2 milhões de bolsas de sangue em 2019
Publicado em
26/11/2019
O Brasil tem cerca de 3 milhões e 300 mil doadores de sangue.
Significa que, a cada mil pessoas, 16 doam sangue regularmente. Ou 1,6 por cento dos brasileiros.
O índice está dentro da meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde.
De acordo com a OMS, o ideal é que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 1 a 3% de sua população total.
Apesar disso, são realizadas campanhas constantes para estimular que mais pessoas passem a ser doadores regulares, gesto que permite manter os estoques de sangue em níveis seguros.
O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com certos tipos de doenças, como alguns cânceres, que, frequentemente, precisam de transfusão.
Como o sangue doado é processado e seus componentes podem ser divididos, apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.
Para você ter uma ideia, entre janeiro e setembro deste ano, os bancos de sangue do país receberam a doação de 2 milhões e 400as mil bolsas de sangue, quantia com potencial para salvar, portanto, quase 10 milhões de pessoas.
Vale lembrar que doar sangue é um ato 100% voluntário.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 precisam de autorização de país ou responsáveis e os maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem doado alguma vez antes dos 60.
Além disso, o doador de sangue precisa ter mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde geral.
No dia da doação, o candidato deve estar descansado. Não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e nem estar de jejum.
Rádio 2