Brasil vai adquirir antiviral para tratar varíola dos macacos
Publicado em
02/08/2022
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a aquisição de um antiviral para tratar inicialmente os casos mais graves da monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Ele fez o anúncio nesta segunda-feira (01) pelas redes sociais, mas ainda não há informações sobre quantidades e datas de entrega.
O medicamento é o tecovirimat, um antiviral aprovado para uso contra a varíola humana, e que chegará ao Brasil por intermédio da Opas, Organização Pan-Americana da Saúde, para reforçar o combate ao surto da monkeypox no país, escreveu o ministro.
No início da tarde, em entrevista coletiva, Queiroga apontou que, assim como as vacinas, há pouca oferta do produto no mundo.
Um estudo publicado na revista The Lancet apontou que um paciente com a varíola dos macacos tratado com o medicamento teve menor duração dos sintomas e disseminação do vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, até esse domingo, o Brasil confirmou 1.369 casos. Na semana passada, ocorreu o primeiro óbito relacionado à doença no país.
Rádioagência Nacional