Brasil Saudável: Doença de Chagas deve ser eliminada até 2030
Publicado em
16/04/2024
O 14 de abril ficou marcado como o Dia Mundial da Doença de Chagas e o ano de 2024 tem um significado diferente para a doença, que completa 115 anos desde que foi descoberta.
Reconhecida como uma das doenças tropicais negligenciadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ela representa um desafio contínuo para a saúde pública nas regiões onde está presente. A partir deste, no entanto, a enfermidade ganhou novo olhar: com o surgimento do programa Brasil Saudável, a doença de Chagas passou a ter uma perspectiva de eliminação como problema de saúde pública no país até 2030.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações que enfrentam ciclos de pobreza, fome e desigualdades sociais. A doença de Chagas é uma delas.
O Brasil Saudável reúne 14 ministérios, entre eles o da Saúde, num esforço para propor políticas públicas intersetoriais que sejam voltadas para a equidade em saúde e para a redução das iniquidades, fator diretamente ligado às causas do problema. Algo que vai além da oferta de tratamento para a doença.
Rede Nacional de Rádio