Brasil recebe primeiros medicamentos para tratar a varíola dos macacos
Publicado em
29/08/2022
O Ministério da Saúde recebeu nesta semana os primeiros tratamentos contra a varíola dos macacos. O antiviral Teco-virimat é indicado para pacientes com risco de desenvolvimento de formas graves da doença.
Os 12 tratamentos recebidos pela pasta foram doados ao Brasil pelo laboratório fabricante. O envio foi intermediado pelo Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Washington.
Os critérios para distribuição e elegibilidade dos pacientes graves que receberão o tratamento ficará a cargo do Centro de Operação de Emergências para Monkeypox.
O recebimento dos medicamentos só foi possível com a permissão da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que, após solicitação do Ministério da Saúde, autorizou em caráter excepcional e temporário a dispensa do registro do medicamento.
Até o momento, os dados do Brasil e do mundo demonstram que a maioria dos casos apresentaram sintomas leves da doença. No Brasil, entre os casos notificados até 20 de agosto, 219 foram hospitalizados devido a necessidades clínicas ou para isolamento e seis têm registro de internação em unidade de tratamento intensivo.
Rede Nacional de Rádio