BPC: O que fazer quando o benefício é bloqueado?
Publicado em
08/11/2024
O número previsto de revisões do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, pode chegar a 1,25 milhão, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Ainda de acordo com a Pasta, os beneficiários que não fizeram atualização cadastral há mais de 48 meses, ou seja, 2 anos, devem comparecer ao Cras do seu respectivo município. O mesmo vale para quem precisa atualizar informações do CadÚnico.
Diante desse quadro, o INSS vai montar uma força-tarefa com o intuito de atender as pessoas que tiveram o BPC bloqueado por falta de inscrição ou de atualização de informações do CadÚnico.
As pessoas podem procurar o INSS para ter acesso a informações sobre a revisão e fazer o registro de comparecimento à agência da Previdência. Com isso, o bloqueio do pagamento é suspenso em até 72 horas. Os beneficiários também podem ligar na Central de Atendimento, no número 135.
Mesmo assim, é preciso comparecer ao Cras para atualizar ou fazer a inscrição no CadÚnico. Nos municípios com até 50 mil habitantes, o prazo é de 45 dias. Já nas cidades com mais de 50 mil habitantes, o prazo é de 90 dias. Caso não haja o comparecimento dentro do prazo, o pagamento do BPC será suspenso.
A consulta para verificar se o nome está na lista para fazer inscrição ou atualização cadastral no CadÚnico pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS.
Brasil 61