Bancos de leite registram baixa de até 40% nos estoques
Publicado em
05/02/2024
Os estoques dos bancos de leite em maternidades de Natal e da Grande Natal registram baixa de até 40%, em janeiro.
O índice é registrado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) na capital, enquanto que na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim, a baixa é de cerca de 30%.
O cenário, de acordo com responsáveis pelos respectivos bancos de leite, se deve à temporada de férias, quando muitas doadoras costumam seguir para o litoral em busca de descanso.
Em Parnamirim, as equipes fazem a captação às terças e quintas-feiras. Na MEJC, ela ocorre em quase todos os dias úteis, com exceção da quarta-feira.
Além disso, a Januário Cicco conta com postos de coleta vinculados ao próprio Banco de Leite (BLH), como o Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto, em Natal e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz.
Para doar, no caso da Januário Cicco, a mulher pode procurar o banco de leite da unidade ou pedir para que algum parente colha informações no local, onde são repassadas orientações de higiene em relação à extração do leite. Em seguida o cadastro é realizado.
Esse procedimento também pode ser feito por telefone (84 3342-5800) ou WhatsApp (84) 9 9135-8217.
No Banco de Leite da Maternidade Divino Amor, o cadastro para doação pode ser feito de forma presencial por ligação ou via WhatsApp (para ambos, o número é 3272-4367). Não são aceitas mensagens de voz em caso de contato via aplicativo.
Com informações da Tribuna do Norte