Banana, laranja, mamão e hortaliças tiveram queda nos preços em maio
Publicado em
21/06/2024
Os preços da banana, da laranja e do mamão ficaram mais baixos nos principais mercados atacadistas no mês de maio. É o que mostra o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, Prohort, divulgado nesta quinta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A banana teve uma queda de mais de 24% na média de preços. Segundo a Conab, o aumento da oferta nacional da banana nanica e a queda na procura da banana prata, que concorre com a mexerica poncã em maio, foram fatores determinantes para a diminuição nos preços.
O preço do mamão registrou queda de mais de 15% na média. No caso da laranja, a Conab verificou preços 13% menores em média.
Entre as hortaliças, alface, cebola e tomate também tiveram redução nos preços do atacado, depois de longo período em alta.
Segundo o boletim Prohort, a maior alta de preços registrada no mês de maio foi da batata, com elevação de 39%. O motivo? A oferta foi insuficiente para atender a demanda por causa da alteração entre a safra das águas e da seca. Esse fator foi agravado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram a produção, a colheita e o transporte do produto.
As informações completas do Boletim estão em conab.gov.br.
Rede Nacional de Rádio,