Baixo consumo de carboidrato já traz efeitos nocivos e aumenta risco de morte, mostra estudo
Publicado em
09/10/2023
Mesmo o consumo de carboidrato em poucas quantidades já é suficiente para aumentar o risco de morte. A conclusão é de um estudo realizado por especialistas japoneses da Universidade de Nagoya.
Outras pesquisas já haviam provado que tanto a falta de carboidratos quanto o excesso têm efeito na expectativa de vida.
Mas essa pesquisa avaliou 80 mil pessoas durante quase nove anos e os pesquisadores constataram que o risco de morte por doenças cardiovasculares foi maior entre os que ingeriam uma quantidade considerada até baixa de carboidratos, como arroz branco e pão.
Essa dieta era equivalente ao consumo energético diário entre 40 a 50% da dieta. Os voluntários tinham entre 35 e 69 anos, com uma média etária de 55 anos.
Para o levantamento, eles preencheram questionários sobre a alimentação em geral, estilo de vida, uso de álcool, fumo e dados sobre atividade física. O consumo de carboidratos aumenta a taxa glicêmica, já que eles se transformam em açúcar, por isso, o aumento do risco de morte.
Rádio 2